segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Pensar Globalmente, Agir Localmente



É sempre bom recuperar o sentido das coisas de vez em quando. especialmente em anos como este, onde estaremos elegendo desde os vereadores da nossa cidade até o presidente do planeta....

Nos anos 60, na época em que para se ter opinião era preciso correr risco de vida, haviam movimentos humanistas e de contra cultura que preconizavam a máxima acima: "Pensar Globalmente, Agir Localmente". Essa postura ainda é cada vez mais importante quando tentamos elaborar políticas para a evolução do mundo e da humanidade. Sem pensarmos globalmente, jamais teremos como elaborar táticas de ação no dia a dia que levem a uma mudança positiva de postura, de cultura e de modo de ser. Por outro lado, sem agir localmente, as coisas nunca iriam sair do plano das idéias.

Por isso, acho que vale a pena a gente se lembrar desses preceitos tão simples. Se vamos votar, vamos tentar votar a favor, por mais difícil que possa ser. Para tanto, vamos meditar um pouco sobre quais são, hoje, as mudanças mais urgentes, mais importantes, do ponto de vista da própria sobrevivência da humanidade. Para mim está claro que a seleção de candidatos com uma postura humanista e ecologista é algo primordial para tentarmos reverter o curso da degradação pela qual o planeta está passando. Essa postura não deverá ser apenas "delegativa", ou seja, nós não vamos eleger alguém para "fazer por nós". O importante é termos cada vez mais representantes que, pelo menos, não atrapalhem, ou seja, que não sejam mais um obstáculo na hora em que resolvermos aprofundar as nossas "ações locais".

Porque de gente mal intencionada, mal formada e mal informada, nosso inferno terrestre já está cheio....

Marrey Peres - depois de um longo inverno estranhamente quente em 2008.

Nenhum comentário: