quinta-feira, 20 de março de 2008

Paz na Tribo


Chegou a hora de dar um basta, antes que a gente tenha mais um infarto coletivo. Tratar as coisas com mais objetividade e simplicidade. No tempo certo e não na correria em que tudo se transformou.

A ansiedade de acumular imensas riquezas e bens materiais ou ainda de conseguir o necessário para o sustento e sobrevivência está matando a tudo e a todos: tempo, seres humanos e natureza.

É hora de voltar para dentro da tribo. Pode começar com meia hora por dia. Antes que seja (muito) tarde.

É preciso começar cuidando da Oca. Oca - a Casa - o Corpo - a Terra.

Marcos Terena declarou na ONU que os índios querem ser ouvidos na questão das mudanças climáticas. O convite nasceu porque ele foi o coordenador da Conferência do Rio-92, quando foi feita a “Carta da Terra” com 109 recomendações feitas por 700 indígenas de todo o mundo. Foi a recomendação da “Carioca”, duas palavras do Tupi-Guarani (Cari + Oca) que significam, “aquele que vem do Rio de Janeiro”. E dentro dessas recomendações existe o que se pode chamar hoje da “profecia dos povos indígenas”, a respeito da importância de cuidar da Terra e do meio ambiente. Os efeitos podem ser percebidos claramente.

"A Terra está tremendo diante da agressão do homem branco, diante da agressão da modernidade, da tecnologia. E nós pensamos que somente os povos indígenas podem dar uma resposta, um “puxão de orelha” nessa comunidade internacional para que ela volte a pensar como ser humano a respeito de cuidar do planeta Terra."

Os índios Hopi, da América do Norte, em suas profecias também alertam:

"Se roubarmos coisas preciosas da Terra, vamos chamar desastres.

No dia da Purificação, haverão névoas correndo para a frente e para trás nos céus.

Uma enorme caixa de cinzas pode um dia cair dos céus e ela poderá queimar a Terra e ferver os oceanos."

Seria interessante assistir novamente ao filme Koyaniskatsy (aquele que deixou famosa a música do Philip Glass). Tem nas boas videolocadoras. Convide os amigos.

Gente: é hora de limpar a Taba e cuidar da Oca!

Paz na Tribo - 20 de Março de 2008.

Nenhum comentário: